O Projeto Pedagógico da Creche Parque do Falcão é pensado para desenvolver todo o potencial do bebé do século XXI

Na Creche Parque do Falcão seguimos uma pedagogia de aprendizagem pela ação, baseada nas teorias construtivistas de Piaget  e de outros psicólogos do desenvolvimento. Segundo esta pedagogia, as crianças aprendem ativamente. Ou seja, a criança constrói o seu conhecimento do mundo, experimentando-o, explorando, fazendo escolhas, praticando, manipulando e transformando os  materiais.

As ideias fundamentais que orientam esta abordagem aos cuidados e à educação de bebés e crianças na primeira infância são: a aprendizagem ativa; interações adulto-criança calorosas e facilitadoras; ambiente físico acolhedor  e orientado para a criança;  horários e rotinas adaptados à criança; o trabalho em equipa entre os agentes educativos e entre estes e as famílias; a planificação das atividades.

O Projeto Pedagógico da Creche Parque do Falcão trabalha quatro áreas fundamentais do desenvolvimento infantil – Desenvolvimento psicomotor; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Pessoal e Social; Pensamento Criativo. Estas áreas de desenvolvimento são trabalhadas e estimuladas através de projetos pedagógicos de sala diferenciados e dirigidos especificamente às caraterísticas, interesses e competências emergentes em cada faixa etária (4-12 meses; 12-24 meses e 24-36 meses).

Pensamento Criativo
Desenvolvimento Psicomotor
Desenvolvimento Cognitivo
Desenvolvimento Pessoal e Social

A Infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importante para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.
A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades

Manual de Processos-chave da Creche, Instituto da Segurança Social

A educação e os cuidados prestados durante a primeira infância trazem benefícios para toda a vida, sendo particularmente importantes para o desenvolvimento saudável da criança e sendo determinantes para o bem estar, sucesso escolar, integração social e vida produtiva do futuro jovem/adulto.

Educação e acolhimento na primeira infância, Comissão Europeia